Akzo Nobel nomeia novos Presidentes para Brasil, Índia e China

17 junho 2011

São Paulo, 17 de junho de 2011 – A AkzoNobel anuncia uma série de ações estratégicas, fundamentais para o desenvolvimento e o crescimento da corporação. Durante a conferência Making itHappen, realizada em setembro de 2010 em Chantilly, a multinacional holandesa divulgou que iria reforçar suas organizações regionais e nacionais e, agora, comunica a introdução de novos presidentes para o Brasil, Índia e China. As mudanças têm como objetivos principais incrementar o faturamento dos sites, assim como alcançar as metas gerais de crescimento de médio prazo de 20 bilhões de euros.

No Brasil, o crescimento esperado é o aumento do faturamento da empresa de €0,75 para €1,5 bilhões. Já na Índia e na China, a corporação espera crescer de €0,75 para €1,5 bilhões e de €1,5 para €3 bilhões, respectivamente.

Para viabilizar as metas esperadas, a empresa irá introduzir Times de Liderança (CLT´s: Country Leadership Teams), que ficarão sob a direção dos novos presidentes. Responsáveis por promover o crescimento nesses países, os executivos deverão selecionar, priorizar e alinhar atividades funcionais, além de estabelecer Centros de Excelência e aprimorar os níveis de eficiência. As BUs irão continuar  sob responsabilidade do P&L global.

Jaap de Jong foi nomeado Regional Director Latin America e Country Director para Brasil. Atualmente Jaap é Diretor da McKinsey & Company e se juntará à AkzoNobel a partir de 1º de agosto de 2011.

Amit Jain, atualmente ocupa o cargo de Managing Director, Decorative Paints India and South Asia. Foi reconfirmado para o cargo de Country Director para Índia e comandará o CLT do país. Posteriormente, a função de Country Director para Índia passará a ser exercida em tempo integral.

Liangqi Lin nomeado Country Director para China, além de ocupar a função como Managing Director Decorative Paints China and North Asia. Ele assumirá o cargo de Country Director em 1º de setembro de 2011. Posteriormente, a função de Country Director da China passará a ser exercida em tempo integral.

Cada executivo irá se reportar a um membro do Comitê Executivo, de acordo com cada função assumida. Como Presidentes nacionais e regionais, Jaap de Jong e Liangqi irão responder a Marjan Oudeman, membro do Comitê Executivo responsável pela América Latina e China. Já Amit Jain irá responder a Tex Gunning, membro do Comitê Executivo responsável pela Índia. O executivo também receberá orientações funcionais da Marjan Oudeman, já que ela é responsável por RH, Desenvolvimento Organizacional e organizações de países. Já como diretores, Amit e Liangqi irão responder diretamente a Tex Gunning.

Em paralelo, Jaap Kuiper, atual Presidente da AkzoNobel para América Latina, irá concentrar os esforços em transformar o negócio de Tintas Decorativas da América Latina em líder no país. Já Colin Tan, atual Presidente da AkzoNobel na China, continuará à frente da BU Marine and Protective Coatings no Sudeste Asiático e China, com foco no plano de crescimento da participação no mercado da Protective Coatings na Ásia. Colin também irá comandar o Grupo de o China Joint BU Construction Group (Grupo de Construção de União da BU da China).